Simulado de concurso para Arquiteto

Simulado com questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Arquiteto, de nível superior. Organizadoras: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta qual a abertura mínima das portas dos elevadores de maca destinados a transportar pacientes no próprio leito, de acordo com a NBR 14712/2013: Elevadores elétricos e hidráulicos ± Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca ± Requisitos de segurança para construção e instalação.

Questão 2

Segundo a NBR9050/2015: ibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos uma sequência de 3 (três) degraus ou mais é considerado uma escada e as dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda sua extensão. Diante disto, alguns parâmetros devem ser utilizados no projeto. Analise as afirmativas abaixo.

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. Pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III.Espelhos (e): 0,16 m ≤ 0,18 m.
IV. Espelhos (e): 0,14 m ≤ 0,18 m.

Assinale a alternativa correta.

Questão 3

Uma das principais estratégias de conforto térmico adotada na grande maioria das capitais brasileiras é a ventilação natural. Sobre a ventilação natural é possível afirmar que.

Questão 4

A relação entre a área de construção e a área de terreno que serve de base à operação é o parâmetro urbanístico denominado:

Questão 5

A NBR 9050 – ibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece número mínimo de sanitários íveis com entradas independentes, conforme uso e situação da edificação. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma edificação de uso público a ser construída, o número mínimo de sanitários íveis com entradas independentes deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em uma edificação de uso coletivo e existente, deve-se ter no mínimo duas instalações sanitárias, onde houver sanitários.
( ) Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias íveis podem estar  localizadas em um único pavimento.
( ) Banheiros e vestiários devem ter no mínimo 10 % do total de cada peça instalada ível, respeitada no mínimo uma de cada; quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

Assinale a sequência correta.

Questão 6

A Topografia é a base para diversos projetos de arquitetura, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno se torna necessária. Sobre o levantamento topográfico planialtimétrico afirma-se que:

Questão 7

De acordo com Manual de Diretrizes de Sustentabilidade para Projetos de Arquitetura e Engenharia Portaria-Sei, nº2 de 07/01/2019, assinale a alternativa que não apresenta qual é o objetivo do estudo da implantação das edificações destinadas a estabelecimentos e complexos de saúde.

Questão 8

É índice urbano que se refere à superfície de um espaço territorial (país, região, concelho, aglomerado urbano, área de intervenção de um plano:

Questão 9

De acordo com a RDC 50 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) assinale a alternativa que apresenta qual a dimensão mínima de sala cirúrgica grande (ortopedia, neurologia, cardiologia, etc.).

Questão 10

A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a RDC 51 estabelece os requisitos para o PBA (projeto básico de arquitetura) de ambientes destinados à saúde. Analise as afirmativas abaixo.

I. As plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas não menores que 1:100, exceto as plantas de locação, de situação e de cobertura, que podem ter a escala definida pelo autor do projeto ou por legislação local pertinente.
II. Nomenclatura em todos os ambientes, conforme listagem contida na RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la, e demais normas federais.
III.Todas as dimensões (medidas lineares, aberturas e áreas internas dos compartimentos e espessura das paredes).
IV. A locação de louças sanitárias e bancadas, posição dos leitos (quando houver), locação dos equipamentos não portáteis médico assistenciais e de infraestrutura, equipamentos de geração de água quente e vapor, equipamentos de geração de energia elétrica regular e de emergência, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais, equipamentos de telefonia e dados e equipamentos de climatização, locais para armazenamento e de tratamento (quando houver) dos resíduos de serviço de saúde.
V. A indicação das instalações prediais, por ambiente, adotando¬-se a simbologia definida no item 3. Dimensionamento, Quantificação e Instalações Prediais dos Ambientes do Regulamento Técnico aprovado pela RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la.

Assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado: